Magia na Caça (1978) - Graça Morais (1948), Centro de Art…

Por um escritor misterioso

Descrição

Centro de Arte Moderna (CAM), Calouste Gulnbenkian Foundation, Lisbon, Portugal ABOUT THE WORK Nesta composição pictórica, Graça Morais recria habilmente o tema da caça, recorrente na sua obra. A figura do caçador, repetida em diferentes formas, e o animal caçado, simbolizado apenas pelo coelho, integram este imaginário numa composição dinâmica, campestre e de tons claros e alegres. A efabulação do tema conjuga quase que harmoniosamente as figuras provenientes de mundos paradoxais, cruzando-se em espaços indefinidos, sequenciais ou sobrepostos. O tema da caça, explorado aqui como um jogo subtil de forças e poderes, conjuga novos modelos de referência, através de diferentes planos e situações, uma multiplicidade de formas, linhas e cores que criam uma composição dinâmica e aleatória. O caçador, elemento masculino simbolizando a violência, contrasta com duas figuras femininas no centro da composição: uma figura feminina sem rosto, vestida de negro, segurando plantas na mão, alusão biográfica das origens da artista; e outra figura feminina, de perfil, quase mitológica, envergando vestes brancas. Esta obra conjuga diferentes elementos, onde se destaca um pequeno apontamento irónico: o coelho saído da cartola, prática comum nos espetáculos de magia, introduzindo um dos elementos que confere a esta pintura um cenário próximo do surrealismo. A Magia na Caça, foi realizada em Paris, no âmbito da bolsa atribuída a Graça Morais pela Fundação Calouste Gulbenkian entre 1976 e 1978, e apresentada, pela primeira vez, em 1978 numa exposição da artista no Centro Cultural Português da Fundação Calouste Gulbenkian. Inês Gomes Fevereiro 2015 Source: CAM BIOGRAPHY 1948 Graça Morais nasce a 17 Março, em Vieiro, Trás-os-Montes, no Nordeste de Portugal. Filha de Alda Pinto e Jaime Morais, seria a segunda de seis filhos. 1955 Frequenta a escola primária de Vieiro. “Estudávamos todos juntos, e tenho ideia de uma grande confusão de coisas, a geografia e a gramática, a tabuada e a história. Eu desenhava. Cerejas, uma chávena e um bule que havia lá em casa.” (Graça Morais, 1984) 1957/58 Vive em Moçambique. “Foi lá que o meu pai me deu a minha primeira caixa de aguarelas.” (Graça Morais,1984) 1959 Regressa a Vieiro. Começa a frequentar o colégio de Vila Flor. 1961 Ingressa no Liceu de Bragança. Nos anos seguintes, pinta os cenários para uma representação do Auto da Alma, de Gil Vicente, e colabora com o Ra-Tan-Plan, o jornal do liceu. “Comecei a desenhar para as festas de fim de período, mas lembro-me que tinha saudades de Vieiro, da liberdade da aldeia.” (Graça Morais, 1984) 1964 Experimenta a pintura a óleo, pela primeira vez, copiando Courbet a partir de uma reprodução de um livro. 1965 Este foi um ano de interiorização e de muita inquietação. Pinta e desenha com os precários recursos de que dispunha. Mais tarde, quando viu pela primeira vez a pintura de Van Gogh, evoca as searas, os palheiros e os rostos dos camponeses do Vieiro. 1966/67 Regressa a Bragança para continuar a estudar e integra o corpo redatorial do Mensageiro de Bragança. Ingressa na Escola Superior de Belas Artes do Porto para estudar pintura. Chagall (“umas estranhas cores, um ambiente místico que me atraíam”) e Van Gogh são as suas primeiras referências. 1970 Viaja, pela primeira vez, para fora de Portugal. Visita Londres, Amesterdão, Roterdão e Paris, e descobre, com deslumbramento, a pintura de Rembrandt e Van Gogh. Descobre a pintura de Francis Bacon. “Em qualquer destas obras [as que Graça Morais viu na Tate Gallery] Bacon trabalha sobre os seus tópicos característicos: deformação e corrupção das formas afastam as suas figuras da figuração convencional, colocando-as per se no espaço de pintura (que, mais tarde, será consequentemente, o espaço de uma arena de circo).” (António Mega Ferreira. 1985) 1971 Casa com o pintor Jaime Silva, também aluno do curso de pintura da ESBAP. Conclui o curso superior de pintura, apresentando como trabalho final uma exposição-performance constituída por pinturas em sedas sobrepostas, vestidos pintados e biombos. No ano letivo de 1971/1972, começa a lecionar na área da pintura na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, no Porto. 1972/1974 Passa a residir em Guimarães, onde leciona Educação Visual, começando então o seu interesse pelo desenho infantil. Dessa experiência resulta a primeira série de trabalhos que constitui a sua primeira exposição individual, inaugurada em Janeiro de 1974, no Museu Alberto Sampaio, em Guimarães. No mesmo ano, a 19 de Abril, nasce a sua filha Joana. 1975 Participa nos II Encontros Internacionais de Arte, em Viana do Castelo. 1976/78 Em conjunto com oito artistas e um crítico de arte, funda o Grupo Puzzle, com o qual, durante dois anos, apresenta inúmeras exposições de pintura, instalações e performances, dentro e fora do país, destacando-se a exposição no Salon de la Jeune Peinture, em Paris, em 1977. Vive em Paris, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Conhece Arroyo e Rancillac e aprofunda o estudo da obra de Picasso, Matisse e Cézanne. Em Maio de 1978 realiza uma exposição individual sobre “A Caça” no Centro Cultural Português, em Paris. Egídio Álvaro escreveu o prefácio para o catálogo. “Um elemento chave: o papel com que se decoravam as prateleiras da cozinha, cheio de histórias, o caçador, o cão, um leitão, a paisagem, os pássaros. E, à volta destas histórias, Graça tece outras histórias, mistura o passado e o presente. Um olhar simultaneamente próximo e impiedoso.” (Egídio Álvaro, 1978) Publica, no número 19 da revista Canal, um texto intitulado “Portugal. Retrouver et Dire sa Propre Vie”. 1979 Regressa a Portugal e passa a viver em Lisboa. 1980 Apresenta a série “O Rosto e os Frutos” na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. “É estranha, inesperada, esta voracidade animal com que os doces frutos se organizam na escalada de um rosto. (Fernando de Azevedo, 1980) Encontra um atelier na Rua de S. Paulo, a que também chamou “atelier da Bica”. 1981 Volta ao Vieiro, acompanhada pela filha, Joana. Durante dois anos, pinta e desenha intensamente, criando séries de grandes dimensões, como “Os Cães”, “Vieiro”, “Delmina” ou “Maria”. Aprofunda o interesse pelos mitos e rituais do mundo rural, começando a definir-se o que se tornaria uma obsessão na sua pintura. 1982 Visita Westkunst, em Colónia, Kassel e a Bienal de Veneza. Ganhou o 2º Prémio da Bienal de Lagos com a série “Os Cães”. Participa na exposição “Dessin Contemporain Portugais”, em Bona, Osnabruck e Lausanne. Em Setembro, nasce o filho João, que viveria apenas algumas horas. Ficou gravemente doente e durante meses não pintou. 1983 Retoma o seu trabalho no Vieiro e começou a sua relação profissional com Manuel de Brito, realizando, na Galeria 111, em Lisboa, uma exposição de pinturas e desenhos de rostos de mulheres e perdizes, com citações da Guernica de Picasso, a que Fernando de Azevedo se referiu, no catálogo, como ”Depois do Rosto e dos Frutos”. “Foi através [da exposição na 111J que se consolidou o chão que Graça Morais pisa: porque, ocupada a superfície escrita, se equilibra em todo o conjunto, a significância do branco, descobrindo-se por aí o específico peso do silêncio que preenche o terreno delimitado pelas linhas, cada vez mais cheias e marcadas, pincelada ou traço de carvão, como quem marca o território inviolável onde se desenha uma aventura sem paralelo, a que conduz o pintor à mais funda reflexão sobre a sua linguagem.” (António Mega Ferreira, 1985) Sommer Ribeiro convida-a a integrar a representação portuguesa na Bienal de S. Paulo, no âmbito da qual o seu trabalho receberia uma boa aceitação da crítica, nomeadamente de Frederico Morais e Mário Barata. Bruno e Jeannette Musatti convidam-na a expor em S. Paulo e recebe o 1º Prémio na Exposição Nacional de Desenho, realizada pela Cooperativa Árvore, Porto. Ainda em 1983, a Caixa Geral de Depósitos adquiriu “Vieiro”, pintura a pastel sobre lona. 1984 Num atelier improvisado na Rua Borges Carneiro, em Lisboa, realiza vinte pinturas/desenhos de grandes dimensões sobre lona, que viriam a ser expostas no Museu de Arte Moderna de S. Paulo, no Brasil. O catálogo da exposição, intitulada “Mapas e o Espírito da Oliveira”, incluía textos da autoria de Sommer Ribeiro, Frederico Morais, Bruno Musatti e Fernando de Azevedo. “E aqui se percebe quão grande é a sensibilidade de Graça Morais, nessa luta pela sobrevivência, nos gritos que saem do fundo da alma, nas mãos abertas em defesa ou protesto, nas lágrimas do homem ou de um animal, na flor que desabrocha de uma gota de sangue, num mundo em que os homens e bichos parecem fundir-se num mesmo rosto.” (Bruno Musatti, 1984) Na mesma altura, António Mega Ferreira começa a escrever a monografia “Graça Morais: Linhas da Terra”, publicada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda no ano seguinte. Integra a exposição “Onze Jovens Pintores Portugueses”, organizada pelo crítico de arte Rui-Mário Gonçalves, no Instituto Alemão em Lisboa. 1985 Em Fevereiro expõe a série “Mapas e o Espírito da Oliveira” no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. “Na presente série, os rostos das mulheres emergem interiormente do ritmo caligráfico geral do desenho. E, tematicamente, temos facas, tenazes, mutilações, matança ritual, seja de porcos ou cavalos, e visões estranhas; mais ainda, esses elementos são expressos fragmentária ou elipticamente, indicando o facto sem necessidade de recorrer a uma narração literal.” (Mário Barata, 1985) Separa-se de Jaime Silva. Expõe as séries “Mapas e o Espírito da Oliveira” e “Erotismo e Morte” na Universidade de Granada. O Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian adquiriu, para a sua coleção, uma pintura da série “Mapas e o Espírito da Oliveira”. Participa na “Féminie 85” na Maison de l
Magia na Caça (1978) - Graça Morais (1948), Centro de Art…
MOVIES {L} - IMDb
Magia na Caça (1978) - Graça Morais (1948), Centro de Art…
História da Historiografia 11 by História Historiografia - Issuu
Magia na Caça (1978) - Graça Morais (1948), Centro de Art…
Amor – Wikipédia, a enciclopédia livre
Magia na Caça (1978) - Graça Morais (1948), Centro de Art…
Graça Morais: A Magia da Caça
Magia na Caça (1978) - Graça Morais (1948), Centro de Art…
Enfoques vol 12.1 Etnografia, Arte e Imagem by Revista Enfoques - PPGSA/UFRJ - Issuu
Magia na Caça (1978) - Graça Morais (1948), Centro de Art…
Bibliography - A Companion to the Reformation World - Wiley Online Library
Magia na Caça (1978) - Graça Morais (1948), Centro de Art…
Arquivo de Fundação Oureana - Página 3 de 6 - Fundação Histórico-Cultural Oureana
Magia na Caça (1978) - Graça Morais (1948), Centro de Art…
ANDRÉA SANTOS TEIXEIRA SILVA ENTRE A CASA DE FARINHA
Magia na Caça (1978) - Graça Morais (1948), Centro de Art…
PDF) Mircea Eliade Imagens e Simbolos
Magia na Caça (1978) - Graça Morais (1948), Centro de Art…
Moçambique pede Licença by Charles Moraes - Issuu
Magia na Caça (1978) - Graça Morais (1948), Centro de Art…
Epistolografia 1870 L i v r o s
Magia na Caça (1978) - Graça Morais (1948), Centro de Art…
Casa de Francisca - Programação
Magia na Caça (1978) - Graça Morais (1948), Centro de Art…
A Magia na Caça - Centro de Arte Moderna
de por adulto (o preço varia de acordo com o tamanho do grupo)